Casa Pará
16/01/2026
CASA PARÁ CELEBRA OS 410 ANOS DE BELÉM NO BOULEVARD SHOPPING
Para celebrar os 410 anos de Belém do Pará, a Casa Pará realiza uma edição especial dentro do Boulevard Shopping a partir do dia 12 de janeiro, com uma programação cultural que ocupa o hall dos três andares do Shopping — térreo, primeiro e segundo pisos — além de ações e cortejos de manifestações tradicionais da cidade.
A abertura oficial acontece no dia 12 de janeiro, data do aniversário de Belém, a partir das 18h. com uma agenda que combina conhecimento, tradição e identidade amazônica. A partir das 19h, o professor Michel Pinho conduz uma aula-tour aberta ao público, explorando símbolos, histórias e referências da capital paraense. Em seguida, o público poderá vivenciar uma aula de banho de cheiro com o mestre Paulo Arara, mergulhando nos saberes sensoriais e nas práticas culturais que atravessam gerações. Encerrando a noite, um vibrante cortejo do Arraial do Pavulagem tomará os corredores do shopping, levando música, cores e celebração popular para homenagear a Belém.
A Exposição Casa Pará permanecerá em cartaz de 12 de janeiro a 1º de fevereiro, distribuída pelos três pisos do Boulevard Shopping. A mostra reúne elementos da cultura amazônica, artes visuais, identidade regional e a relação afetiva com Belém, transformando o espaço em um grande percurso cultural acessível aos visitantes
A programação segue no dia 18 de janeiro, quando o professor Michel Pinho volta a conduzir um tour histórico pelo bairro do Reduto, com saída e retorno em frente ao Boulevard Shopping. Durante o percurso, o público conhecerá narrativas, histórias e curiosidades sobre uma das áreas mais tradicionais e simbólicas da capital. A atividade será acompanhada por um novo cortejo de manifestação cultural, reforçando a conexão entre território, memória e celebração.
Com atividades gratuitas e abertas ao público, a edição especial da Casa Pará no Boulevard Shopping reafirma o compromisso de valorizar a cultura local, estimular o pertencimento e celebrar Belém em toda a sua diversidade.
Arte e Sustentabilidade em destaque
Uma das instalações confirmadas é o pavilhão de miriti, idealizado para apresentar essa matéria-prima como tecnologia social. O miriti é uma fibra retirada das hastes das folhas do miritizeiro, material renovável também conhecido por sua leveza, mas com maior resistência do que um MDF comum. Esta será a primeira vez que o público de Belém poderá ver o miriti, tradicionalmente usado em brinquedos e artesanato, sendo elevado à escala de uma grande obra de arte e arquitetura. O pavilhão, que já foi exposto na Bienal Internacional de Arquitetura, é um projeto da Guá Arquitetura e do Atelier Miriti Sustentabilidade.
A Casa
A Casa Pará é um espaço para aproximar outras regiões com os universos criativos paraenses. Nasceu do encontro entre os atuais curadores durante a Semana Criativa de Tiradentes 2023: Trisha Guimarães, jornalista, criadora de conteúdo em @acasacomoelae e grande divulgadora da cultura nortista; e os arquitetos Luis Guedes e Pablo Vale, fundadores da Guá Arquitetura e pesquisadores da Amazônia e suas comunidades tradicionais.
O trio desenvolveu um espaço capaz de apresentar as potências do
estado por meio de narrativas sem estereótipos e de diálogos entre tradição e inovação. Hoje, eles formam o Coletivo Chuva das 4 que desenvolve projetos a fim de apresentar Belém como ela é vista por seus moradores, com letramento e sem caricaturas.